Vamos ensinar os nossos filhos a coser?


Há 40 anos a trás todas as escolas incluíam a disciplina de artes e lavores onde a costura entre outras artes era ensinada a todos os alunos. Naquela altura, aprender a coser era uma obrigação e ensinava-se de forma metódica e rigorosa para que fosse útil para a vida diária doméstica.


Hoje em dia as “artes e lavores” já não são obrigatórios em nenhuma escola em Portugal, mas existe escolas que apostam na costura criativa como oferta circum e extra curricular, pois percebem o quanto a costura é benéfica para as crianças.


Aprender a coser tem muitas vantagens para os nossos filhos: favorece o desenvolvimento da motricidade fina, melhora a coordenação entre as mãos, os dedos e a vista, ajuda na concentração e na criatividade, é uma forma ideal de manter as crianças entretidas durante horas e aumenta a auto-estima.


1. Desenvolvimento da Coordenação mão-olho

Enfiar uma agulha requer uma mão hábil. Tens de olhar através do buraco de uma agulha e fazer com que o pequeno pedaço de fio passe por ela. Dar o nó e coser uma agulha através do tecido à mão também contribui para o desenvolvimento da coordenação mão-olho.

2. Concentração

Mesmo que as crianças escolham fazer um projecto inventado por elas, todo o processo requer concentração. Planear, medir, cortar e coser requer concentração para não errar e ficar perfeito!

3. Explorar a criatividade

A criatividade é tão importante como saber escrever e ler. A criatividade faz-nos resolver problemas, antecipar alguns e até evitá-los. Ter ginástica mental e poder pensar para lá do objecto ou do problema é uma qualidade vital para o futuro de qualquer criança.

4. Aprendizagem de Competências Matemáticas

Costurar usa muita matemática. Quanto tecido precisa para fazer um boneco, ou uma bolsa, ver se o tecido dá ou não, medir o tecido para cortar nos tamanhos e formas necessários para um projecto são tudo actividades que incentivam o uso da matemática.

5. Um “skill” para o futuro

Nunca um botão vai deixar de ser pregado, um buraco deixará de ser remendado ou uma bainha ficará por fazer por alguém que aprendeu a costurar em pequeno. Se ensinar os pontos de costura básicos, o seu filho terá futuramente ferramentas básicas para executar todas essas tarefas que inevitavelmente surgiram ao longo da sua vida.

6. Planeamento e Preparação

Os projectos de costura requerem planeamento e preparação. Os seus filhos vão usar as suas habilidades de resolução de problemas para criar os seus Projectos de costura. Primeiro, têm de decidir o que vão costurar, depois tem que procurar se tem todos os materiais, se não tem de mudar o plano, depois tem que trabalhar o material para fazer o projecto, medir, cortar e só depois executar! O planeamento e a preparação são rotina obrigatória quando se fazem projectos regulares de costura.

7. Aumento da auto-estima

Quando uma criança completa um projecto de costura a alegria é visível. Criar um acessório ou objecto com as próprias mãos é algo único. Poder mostrar, usar ou oferecer as famílias ou aos amigos coisas feitas por nós eleva a auto-estima de qualquer criança, sobretudo numa sociedade habituada a comprar tudo.

8. Excelente hobby

Costurar é um excelente hobby para passar o tempo. Anti-stress, relaxante e realização pessoal são algumas das vantagens que a costura oferece a uma criança quando adulta.

© Rosapomposa.