Sabia que costurar aumenta o seu bem-estar!


Para quem já costura a algum tempo sabe que a costura tem muitos benefícios ao nível de bem-estar físico e mental. Quantas vezes eu já ouvi “quando estou a costurar nem dou pelo tempo passar…”, “quando estou a costurar até me esqueço das dores das costas…” ou “costurar é o meu anti-stress! Pois é isso mesmo, vários estudos comprovam que as actividades criativas, como a costura, nos ajudam a: combater o stress usando a criatividade como ferramenta de distracção, ajuda-nos a ter tempo para pensar, enquanto estamos com as mãos ocupadas a ser criativos temos tempo para reavaliar problemas nas nossas vidas, fazer planos e permite-nos contemplar e dar-nos o espaço mental necessário para pensar e aumenta a nossa auto-estima e a nossa confiança enquanto enfrentamos o grande desafio de criar algo do zero.


Criar algo útil e bonito do zero faz maravilhas à nossa auto-estima e alivia a nossa ansiedade pois estamos tão absorvidas no que fazemos que apaga da nossa mente as nossas preocupações.


Por isso, sempre que pegamos na máquina de costura ou na agulha, aprendemos uma nova técnica ou fazemos um novo projecto, não estamos apenas a criar algo, estamos também a fortalecer os nossos mecanismos de resolução, a aliviar as nossas ansiedades e a construir a nossa confiança, logo a aumentar o nosso bem-estar!


Se aliarmos a costura a um propósito solidário, ou seja, com a costura poder ajudar alguém ou alguma causa, a costura leva a um aumento do sentido de utilidade pessoal e comunitário e da auto-estima que levam a níveis elevados de satisfação e de bem-estar físico e mental de quem o pratica.

Joana Nobre Garcia é autora de livros de Costura Criativa, professora de costura criativa de crianças e editora dos sites www.rosapomposa.com e revistamakeit.com recheados de divertidos DIY!

© Rosapomposa.