Porque deve incentivar os seus filhos a fazer trabalhos manuais! 12 boas razões!




Na realidade incentivar os nossos filhos a realizar trabalhos manuais pode trazer muitos benefícios para eles no futuro. Aqui estão alguns:


1. Estimula a destreza psicomotora sobretudo a motricidade fina

A motricidade fina é a capacidade para executar movimentos de precisão com controlo e destreza para executar determinada actividade. Actividades com rasgar, recortar, colar, modelar e perfurar são muito importantes para melhorar a maneira como as crianças usam os dedos, as mãos e os braços de forma coordenada para executar determinada actividade.


2. Desenvolve a criatividade e a imaginação.

Ser criativo é uma das ferramentas no futuro. Todos nós nascemos com capacidade criativa, só que para a criatividade se desenvolver com plenitude, há que se oferecer estímulos e criar oportunidades. A criatividade é a ferramenta que ajuda a dar estratégias para superar obstáculos no futuro.


3. Ajuda a aumentar o nível de concentração.

Hoje são mais que muitas as distracções a que as crianças estão sujeitas, há que saber incentivar a concentração, os trabalhos manuais ajudam a manter as crianças concentradas. Tente que quando o seu filho está a fazer trabalhos de casa ou trabalhos manuais, os faça num local tranquilo longe de distracções. Todas as actividades que ajudem na concentração são muito bem-vindos!


4. Fomenta a perseverança e a determinação.

A perseverança, ou seja, ter força e paciência para não desistir e ter determinação em acabar os projectos são qualidades fundamentais de um futuro adulto.


5. Favorece as relações familiares e pessoais quando realizadas em família ou num grupo.

Dado os avanços tecnológicos, já são poucas as actividades que seja transversal a todas as idades. Os trabalhos manuais são actividades onde se pode juntar avós e netos ou pais e filhos, juntando gerações.


6. Ajuda a desenvolver habilidades na resolução de problemas.

Nos trabalhos manuais quase sempre tem de se improvisar, por vezes o trabalho final pouco tem a ver com a ideia original, e quase sempre fica bem melhor!


7. Incentiva a elaborar e seguir um plano de trabalho de forma lógica e sistemática.

Existe uma ordem quando se faz trabalhos manuais que tem haver ou com as características do material, ou com o processo o que obriga a metodologias próprias e a seguir um plano pré formatado.


8. Incentiva o observar, analisar, descrever e interpretar.

Um trabalho manual por vezes implica observar o nosso mundo, tentar interpretar e descrever o nosso mundo para depois o materializar.


9. Permite a expressão comunicativa por meios não verbais.

Através dos desenhos e dos objectos que criam as crianças podem demonstrar os seus sentimentos, quer pelo que fazem, quer pelo empenho ao fazê-lo e o motivo para os fazer.


10. Potência a realização pessoal

As crianças sentem-se realizadas, quando se propõem fazer alguma coisa, por mais simples que pareça e conseguem fazê-lo!


11. Fomenta o aumento da auto-estima

Muitas são as actividades que uma criança pode fazer para se destacar dos demais. Na comunidade escolar a competição é tão grande, que há crianças que não se destacam na escola, mas podem destacar-se pelos excelentes desenhos, pelas construções ou mesmo pelo croché ou objectos que costura.


12. Dá-lhe ferramentas para a vida

Saber desenhar, colar, pintar, tricotar ou coser são apenas alguns “skils” que poderá ser útil no futuro.

© Rosapomposa.